Álvaro Cézar Santos pretende se tornar o brasileiro mais idoso na disputa realizada no berço do triatlo

Se você é daqueles que acha que a idade pode ser um grande obstáculo para a prática do IRONMAN, com certeza não conhece Álvaro Cezar Oliveira Santos. Esse baiano arretado, de 81 anos, estará em Florianópolis no dia 19 para participar do Itaú BBA IRONMAN Brasil, em Jurerê Internacional. E ele participa do evento determinado a conseguir uma vaga para o IRONMAN World Championship 2024, em Kona, no Havaí (EUA).
O triatleta sabe bem o que irá enfrentar na ilha do Pacífico. Em 1994 ele foi o primeiro baiano a participar e completar a mais importante prova endurance do mundo, com o tempo de 15h02min23s, após os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. Quatro anos mais tarde, em 1998, concluiu o IRONMAN de Porto Seguro, na Bahia.
“Quero muito voltar ao Havaí e garantir mais um importante título. Por isso, tenho me dedicado muito nos treinos para conseguir atingir meu objetivo, que é ser o mais velho triatleta brasileiro a completar a prova. Além disso, se conseguir essa classificação, pretendo prestar uma homenagem aos irmãos do Rio Grande do Sul neste momento complicado, em nome dos triatletas nordestinos”, explica.
Para conseguir tudo isso, ele não mede esforços. Sem apoio público ou privado, ele participará do Itaú BBA IRONMAN Brasil com uma bicicleta alugada e ajuda de amigos. “Mesmo com tanta dificuldade, chego animado e com vontade de inspirar a juventude brasileira. Espero que minha história e meu exemplo sirvam para isso”, completa.
Fonte: MBraga Comunicação/Divulgação.