O Instituto Olga Kos, organização sem fins lucrativos, que há 16 anos se dedica a promover inclusão de pessoas com deficiência ou situação de vulnerabilidade social, através de projetos e programas sociais, abriu as inscrições para a primeira edição de sua corrida e caminhada de rua na cidade do Rio de Janeiro.
A Corrida e Caminhada pela Inclusão – Olga Kos Rio Ano I vai acontecer no dia 31 de março, às 8h, no Aterro do Flamengo, nas modalidades 5km e 10 km com a expectativa de atrair mais de 10 mil corredores. Na ocasião serão aceitas doações espontâneas de um quilo de alimento não perecível.
Para a promoção da corrida, o instituto movimenta cerca de R$ 2,5 milhões e estão previstos, até o final do ano, novos investimentos do instituto na cidade, como uma nova sede na região. De acordo com Wolf Kos, presidente do Olga, o instituto levará suas tradicionais corridas ao Rio de Janeiro, e também as atividades inclusivas que atendem atualmente mais de 6 mil pessoas. “Essa será a primeira de muitas corridas inclusivas e fará o mesmo sucesso que em São Paulo. Nossas oficinas de artes e esportes também atenderão muitas pessoas com deficiência e vulnerabilidade no estado. A expectativa é grande”, garante.
Desde 2015, o Instituto Olga realiza, em São Paulo, duas corridas de rua por ano que, atualmente, concentram até 20 mil corredores no Obelisco do Ibirapuera, em distâncias de 6,1Km e 10Km. Desde então, os eventos criados para incentivar a prática esportiva e também para promover a inclusão social, se tornaram uma tradição do calendário de corridas de rua da capital paulista e agora, chegam em outros estados brasileiros.
As corridas celebram o Dia Internacional da Síndrome de Down (comemorado em 21 de março) e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (comemorado dia 03 de dezembro), respectivamente.
Além disso, desde 2023 elas viraram lei e fazem parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.
Assim como na capital paulista, para efetuar a inscrição como PcD será obrigatório o envio de um e-mail à empresa organizadora do evento, corrida@olgario.org.br acompanhado de laudo ou documento comprobatório desta condição. Após o recebimento, análise e aprovação dos documentos, a empresa organizadora enviará por e-mail um cupom para que o atleta possa finalizar sua inscrição.
SOBRE O OLGA
O Instituto Olga é uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência no Brasil. Com uma visão voltada para a construção de uma sociedade mais inclusiva, o Olga desenvolve programas e projetos artísticos e esportivos inovadores que têm impactado positivamente a vida dos participantes.
Os projetos são aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência. Além disso, parte das vagas de nossos projetos é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade.
O Instituto acredita que a arte e o esporte são ferramentas de inclusão social e desenvolvimento integral. Por isso, seus projetos têm como objetivo promover a autonomia, a autoestima e a participação social.
Saiba mais: www.institutoolgakos.org.br
Fonte: Olga/Divulgação